JOSÉ HÉLIO FIGUEREIDO PINTO

Engenheiro Mecânico pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. É um dos sócios fundadores da FIGENER e o responsável pelo desenvolvimento do FNESS.

Nascimento: 1957

Nacionalidade: Brasileira

Graduação: Engenharia Mecânica, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, USP - 1979

Pós-Graduação: Engenharia Mecânica, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, USP 

Idioma: Inglês 

Posição: Diretor da Área de Desenvolvimento de Software. 

Experiência Profissional Anterior:

  • 1989 - FIGENER/FICHTNER;
  • 1987 - 1989 Main Engenharia;
  • 1982 - 1987 Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo no Agrupamento de Engenharia Térmica;
  • 1981 C.Greco Engenharia, Estudos e Projetos Ltda;
  • 1980 Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo no Agrupamento de Engenharia Térmica;

Iniciou as atividades profissionais em 1980 na C. Greco Engenharia Estudos e Projetos Ltda, na área térmica e de fluídos, e atuou em projeto de queimador de H2, sistema de despoeiramento de indústria de fertilizantes, e sistema de controle e intertravamento de fornos de tratamento térmico.

A partir de 1981, até 1987, como pesquisador do Agrupamento de Engenharia Térmica da Divisão de Engenharia Mecânica do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, atuou no Programa de Conservação de Energia do CNP - Conselho Nacional de Petróleo, tendo participado da elaboração de manuais de conservação de energia para as indústrias dos setores de vidro, celulose e papel, e metalúrgico. Em 1987 foi contratado pela Main Engenharia, como engenheiro mecânico pleno, atuando em estudos e projetos de usinas termoelétricas e de sistemas de ar condicionado.

Em 1989 passou a integrar a equipe da FICHTNER como engenheiro mecânico pleno, atuando em estudos de viabilidade técnico-econômica de centrais de cogeração com turbinas a gás e caldeiras de recuperação.

Em 1990 torna-se sócio fundador da FIGENER, onde atua desde então em estudos e projetos de instalações de cogeração, de geração termoelétrica e de sistemas de água de resfriamento e utilidades em geral para indústrias diversas, com grande ênfase nas unidades de insumos básicos das petroquímicas. É responsável pelo desenvolvimento do software FNESS, ferramenta que é utilizada para calcular a distribuição de vazão e de pressão em redes complexas de escoamento de fluídos.