FIGENER participa de Projeto para Fechamento de Ciclo Combinado

Em parceria com a Progen, desde 2018 a Figener participa de projeto básico e executivo do fechamento de um ciclo combinado localizado no Rio de Janeiro.

A UTE que está sendo modificada é composta por 2 turbinas a gás Siemens W501F, de 175 MW cada, que queimam gás natural como combustível principal, podendo operar com óleo diesel. Desde a primeira partida, por diversas questões, inclusive indisponibilidade de gás natural, a Usina operou somente em ciclo aberto apesar de contar com caldeiras de recuperação e turbina a vapor.

Dado que não seria possível o aproveitamento de diversos equipamentos existentes, o projeto contemplou a instalação de novos equipamentos, visando uma potência liquida de no mínimo 507 MW.

Estão sendo instaladas: 2 novas caldeiras de recuperação com 3 níveis de pressão e reaquecimento, uma turbina a vapor com potência de 175 MW, condensador axial de superfície, sistema de resfriamento direto, captação de água, sistema de água de resfriamento, sistema elétrico BT e MT, novo vão da subestação de 138 kV, sistema de controle, sistema de ar comprimido, sistema de combate a incêndio , sistemas de tratamento de água e efluentes.

Além do suporte à engenharia, a FIGENER teve a oportunidade de realizar as Medições para Avaliações de Desempenho das Turbinas Existentes.