Estudos em CFD

A FIGENER possui um corpo técnico capaz de realizar estudos em modelagem matemática de dinâmica de fluidos e fluxo de calor (CFD). 

Os cálculos das simulações são realizados com o OpenFOAM, software de cálculo de volume finitos capaz de resolver iterativamente diversas equações de derivadas parciais como a de Navier-Stokes, a do transporte e a de Poisson, as quais possuem um grande número de variáveis e necessitam de cálculo de vários parâmetros simultaneamente.

Com esta ferramenta, é possível simular o escoamento de fluidos no entorno de geometrias complexas e a interação fluido-transferência de calor. A utilização do CFD facilita também a visualização dos problemas ao mostrar as linhas de correntes e os perfis de velocidades, pressões e temperaturas.

A FIGENER desenvolve este tipo de estudo desde 2010, quando iniciou estudos sobre recirculação de ar no Sistemas de Resfriamento de Usinas Termelétricas. Desde então, outros trabalhos, dos mais variados, foram realizados

  • Escoamento de ar atmosférico em Usinas Termelétricas (UTEs) visando a redução de recirculação do ar quente (EPASA)
  • Análise de Escoamento Bifásico (Rede de Condensado da Braskem)
  • Escoamento em Dutos de Gases Quentes dos Fornos da VALE 
  • Análise de Escoamento em Queimadores para se determinar sua Capacidade (Braskem)
  • Análise de Transiente Hidráulico em Trocadores de Calor (vide vídeo mais abaixo)

Para a realização de estudos em CFD, o trabalho compreende levantamentos de dados em campo, modelagem, simulações e análise de alternativas.

Abaixo é mostrado um vídeo explicando as etapas realizadas para um de nossos estudos:

 

 

 Veja alguns resultados das simulações:

 

 

Fique sempre por dentro das últimas novidades da FIGENER através do Linkedin.