FNESS - Software de Escoamento de Fluidos em Rede

FIGENER desenvolveu um software sofisticado de engenharia para cálculo de perda de carga em redes complexas de distribuição. Trata-se do FNESS, um programa de cálculo de escoamento de fluidos em redes de tubulações em regime permanente, baseado no Método dos Elementos Finitos.

O software possui uma interface que permite a implementação e visualização de redes e seus elementos por meio de uma interface iconográfica. A ligação e numeração das linhas e nós que compõem uma rede é automática, sendo gerada internamente pelo software. Não há necessidade de preparar previamente a malha do problema a ser analisado. A implementação do problema pode assim ser executada pela seqüência natural de inserção dos nós (junções e entroncamentos da rede) e das linhas de interligação. Estas podem ser construídas diretamente pelos elementos primários de constituição das tubulações (trechos retos, curvas, transições, etc.).

O cálculo da perda de carga nos elementos que constituem a rede pode ser efetuado tanto pela equação de Darcy quanto pela de Hazen-Williams, cuja seleção é feita diretamente pelo usuário do software. Oferece também a opção de calcular a distribuição de temperatura no sistema, calculando a perda de calor pelas paredes.

O programa conta com diversos algoritmos que verificam a consistência do problema modelado, antes de efetuar o cálculo da perda de carga, orientando eventuais correções no modelo.

Resultados do cálculo podem ser mostrados diretamente no diagrama de representação do problema, indicando as pressões e temperaturas dos nós, as vazões nos elementos de interligação e o sentido do escoamento. O software também gera uma série de tipos de relatórios bastante detalhados quanto ao sistema modelado e aos resultados dos cálculos, podendo ser criados e impressos em forma de fluxograma
como o que é utilizado pelo usuário na área de trabalho ou em forma de listagens.

A montagem do sistema de equações que representa o problema em estudo utiliza algoritmo de elementos finitos, e na construção da matriz são utilizadas técnicas avançadas para reduzir a ocupação de memória, facilitando a abordagem de problemas de grandes dimensões.

Todos estes recursos fazem do FNESS uma poderosa e acessível ferramenta para o estudo da distribuição de vazão e pressão em redes de distribuição.

 

FNESS 6

Para a comercialização, o FNESS é compilado em versões com capacidade para:

  1. até 100 nós,
  2. até 250 nós,
  3. até 1.000 nós,
  4. até 5.000 nós.

 

Módulo Opcional - Cálculo em Escoamento Bifásico [+]

O FNESS possui um módulo opcional que consegue efetuar cálculos de perda de carga para escoamentos bifásicos em linhas de condensado, contendo água e vapor.

Além dos parâmetros tradicionais, o FNESS apresenta:

  • VsL e VsG - Velocidades Superficiais das fases líquida e gasosa, definidas como a velocidade no caso de apenas uma das fases ocupar todo o volume;
  • Regimes de escoamento na entrada e saída das linhas;

Dependendo das propriedades do fluido e do título, o escoamento pode se dar em 6 regimes diferentes:

  1. Estratificado;
  2. Anular-Névoa;
  3. Intermitente;
  4. Bolhas Dispersas;
  5. Bolhas;
  6. Espuma;

Com este módulo, o programa determina o regime de escoamento específico e calcula a perda de carga para bifásicos, para cada linha contida no modelo. [+]

 

FNESS Demo

FNESS na versão de uso livre já se presta à maioria de problemas com os quais um engenheiro se depara.

O usuário poderá realizar cálculos com até 5 nós. Com esta versão é possível a modelagem de um sistema de bombeamento ou de tiragem de poucos elementos.

Download da Versão DEMO (até 5 nós):

 

Veja algumas aplicações do FNESS (exemplos para a versão DEMO):

Veicule seus produtos pelo FNESS!

FIGENER pode programar uma mensagem publicitária de seus produtos no FNESS. Além disso, se sua empresa fornece bombas ou válvulas, pode-se inserir no FNESS um arquivo que permita a seleção de seus produtos pelos seus clientes. É mais um reforço de imagem para a sua empresa.

Consulte a Figener !